Homeschooling- vantagens e desvantagens da educação à distância para a formação básica e média
2.1 Atenção diferenciada
O professor da escola nem sempre pode ajudar um aluno quando ele precisar. Mas no homeschooling a criança recebe ajuda com o assunto imediatamente.
Se mais de uma criança estiver aprendendo as mesmas lições, a atenção dos pais pode ser um pouco dividida. Mas é melhor do que a pouca atenção que uma criança pode receber em algumas situações na escola.
No ensino individual, o professor sempre tem uma ideia do que o aluno sabe sobre o assunto e o que ele não sabe. Além disso, um(a) pai/mãe que vive em casa também tem a liberdade de insistir em um tópico específico por mais tempo, se a criança precisar de tempo para compreendê-lo.
2.2 Horários flexíveis
Como qualquer instituição, as escolas possuem horários de funcionamento e prazos a serem cumpridos. E muitas vezes as crianças e os pais tem que se adequar à rotina da escola. No ensino domiciliar, as coisas podem ser um pouco mais flexíveis.
Os pais podem formular horários dos estudos de acordo com o aluno, qual parte do dia ele rende mais e os melhores momentos para um intervalo.
2.3 Aprendendo para conhecimento, não para notas
As crianças que frequentam a escola precisam de boas notas para passar para turmas mais avançadas. E muitas vezes o ensino de alguma disciplina pode ser direcionado apenas para provas e testes e o aprendizado pode não ser suficiente para o conhecimento.
A ausência de avaliações com notas no homeschooling encoraja a criança e os pais a se concentrarem na aprendizagem em prol do conhecimento e da sua implementação.
2.4 Controle do currículo
Assim como há flexibilidade nos horários de estudo, o ensino domiciliar também dá a possibilidade de adaptar o currículo educacional.
Quer se trate de estudos religiosos, humanidades ou outros assuntos, os pais tem a liberdade de adicioná-los ao seu currículo. Da mesma forma que o educador pode decidir quanto de um assunto a criança vai aprender e quando vai aprender.
Também há a possibilidade de escolher os próprios estilos de aprendizado ou adaptar o ensino para adequar-se ao estilo de aprendizado dominante da criança.
O currículo, por exemplo, pode ser uma combinação de módulos on-line, leitura de livros e práticas ou resolução de problemas.
3• Desvantagens do homeschooling
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3.1 Falta de estrutura
As escolas são mais estruturadas e têm um currículo melhor planejado do que as escolas domésticas. Em geral, o sistema da escola testa metodologias de ensino, fontes confiáveis de informações e avaliações padronizadas.
Um(a) pai/mãe de educação em casa tem recursos limitados e precisa confiar em si mesmo não apenas para criar uma estrutura, mas também para aderir a ela.
3.2 Cobertura limitada de assuntos
Uma boa educação escolar expõe a criança, por mais que seja rapidamente, a uma variedade de tópicos. De diferentes ramos da matemática, ciências, humanidades, literatura e linguagem, o aluno tem algum conhecimento sobre cada um desses assuntos.
No ensino domiciliar, os pais podem optar por limitar ou mesmo eliminar o assunto de seu currículo, deixando a criança sem conhecimento dele.
Além disso, não é possível para um pai ensinar tópicos complexos em assuntos como matemática, física, química ou biologia, a menos que sejam especialistas.
Isso limita a quantidade de informação que uma criança recebe através da educação escolar em casa.
3.3 Ausência de professores qualificados e treinados
Os pais de homeschooling não são necessariamente treinados ou qualificados para o ensino. Na maioria dos casos, os pais não têm experiência em primeira mão com a educação domiciliar, e ainda estão aprendendo os assuntos.
Então, na maior parte, homeschooling é uma experiência para todos eles. Isso pode impedir que a criança receba a educação de qualidade que professores treinados e capacitados podem oferecer em escolas públicas ou privadas.
3.4 Sem socialização
Quando uma criança é educada em casa, ele tem pouca interação com outras crianças da sua idade. Mesmo se o fizer, não poderá experimentar as mesmas coisas que os alunos que frequentam a escola.
Eles não conseguem vivenciar as viagens e projetos da escola ou da turma, almoçar com os amigos, dinâmicas e outras experiências escolares.
Não que as crianças educadas em casa não sejam boas em socializar, mas elas perdem pequenas coisas agradáveis que as outras crianças gostam, além de terem a oportunidade de trabalhar com mais intensidade suas habilidades de vida e socioemocionais.
4• Atuação do homeschooling no Brasil
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A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em primeiro turno, na noite desta terça-feira (17), projetos de lei que regulamentam o "homeschooling", ou seja, o ensino em casa na capital. A proposta teve o voto favorável de 11 deputados, e cinco contrários.
O texto ainda precisa ser analisado em segundo turno e, se aprovado, necessita da sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Segundo a proposta, após a sanção, a norma deve ser regulamentada em até 90 dias.
Regras
De acordo com o texto, fica permitida a modalidade de ensino, para que familiares e responsáveis sejam encarregados pela educação de crianças e adolescentes. Quem optar pelo modelo precisa fazer um registro junto à Secretaria de Educação do DF (SE-DF).
Os interessados podem adotar ou desistir do modelo a qualquer momento. Para aderir, os familiares terão que comprovar capacidade técnica para transmitir os conhecimentos, de acordo com as exigências da pasta. Também precisarão ter aval de um assistente social, um pedagogo e um psicólogo, e serão acompanhados por um conselheiro tutelar.
Segundo a proposta, os alunos dessa modalidade devem ter direito ao passe live, a uma carteira de estudante e a "todos os direitos relativos aos serviços públicos de educação, sendo assegurada a isonomia de direitos entre os estudantes da educação regular de ensino e da educação domiciliar naquilo que for compatível".
O texto afirma ainda que os familiares também precisam garantir "convivência necessária ao adequado desenvolvimento social" e horários de lazer compatíveis com o da rede regular de ensino.
CONCLUSÃO
Nesse trabalho abordamos o assunto da educação à distância, seus objetivos, suas características e como atua no Brasil e concluímos que a educação à distância foi importante neste momento tão difícil, nos auxiliou para que estudantes não ficassem sem aulas, mas como a pandemia durou mais de seis meses surgiu desvantagens nesse período. Cumprimos todos os objetos propostos. Esse trabalho foi muito importante para o meu conhecimento e aprofundamento deste tema, visto que permitiu compreender melhor o aperfeiçoamento de competências como a de organização, seleção, investigação e comunicação da informação.
REFERÊNCIAS
As metodologias utilizadas foram pesquisas da internet. Do Google.
Fontes: Brasil Escola: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/homeschooling.htm
G1 Distrito Federal: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/11/17/homeschooling-camara-legislativa-do-df-aprova-em-1o-turno-projeto-que-permite-educacao-em-casa.ghtml
https://m.facebook.com/homeshoolingbrasil/posts/2055022891235293
https://blog.estantemagica.com.br/ensino-domiciliar-pros-e-contras/
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