Pular para o conteúdo principal

Homeschooling- vantagens e desvantagens da educação à distância para a formação básica e média

                            RESUMO

O conceito de homeschooling é caracterizado pela proposta de ensino doméstico ou domiciliar. Sua proposta vem de encontro à frequência das crianças numa instituição, seja ela escola pública, privada ou cooperativa.

https://images.app.goo.gl/btShn4jvz3GaDCEP9

                         INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta as vantagens e as desvantagens da educação à distância para a formação básica e média, mais concretamente sobre a alternativa de ensino diferenciada, que privilegia a mobilidade geográfica dos pais; que flexibiliza os horários e rotina da criança; cujo o ensino é adaptado ao desenvolvimento particular da criança. São objetivos deste trabalho identificar algumas das motivações comuns que caracterizam a escolha do homeschooling, mostrar a importância dele para as crianças, adolescentes e jovens, seus meleficios e os seus benefícios e as suas características.
Está organizado em 4 tópicos. No primeiro tópico abordará sobre suas características, no segundo tópico​ abordará sobre suas vantagens, no terceiro tópico abordará sobre suas desvantagens, no quarto tópico e último tópico abordará como o homeschooling está atuando no Brasil.


                    DESENVOLVIMENTO

1• O características do homeschooling

    Com isso, os pais organizam seus dias da maneira que funcione melhor para eles. Dentro da rotina, muitos iniciam os estudos cedo pela manhã, como em uma escola tradicional, mas alguns optam por fazer menos distinção entre “escola” e “casa”.
     Uma alternativa de ensino diferenciada, que privilegia a mobilidade geográfica dos pais; que flexibiliza os horários e rotina da criança; cujo o ensino é adaptado ao desenvolvimento particular da criança; que preserva os valores morais, culturais, religiosos e ideológicos da família e inibe o contato das crianças com alguns elementos do ambiente escolar, evitando diversas situações impróprias, como o bullying. Essas são algumas das motivações comuns que caracterizam a escolha do homeschooling.
    Em geral, todos os pais ensinam em casa alguma coisa aos seus filhos. Mas existem pais que ensinam mais em casa do que outros. Na EAD, os pais se responsabilizam por todos os aspectos da educação dos filhos: valores, condutas, formação de caráter questões afetivas e também a instrução formal ou o saber acadêmico.
   Os conteúdos, é claro, têm sua importância. Mas seu filho, além da aquisição de saberes, precisa de: 

-Desenvolvimento do intelecto;
-Formação de habilidades; 
-Equilibrio emocional;
-Sociabilidade;
-Espiritualidade.

https://images.app.goo.gl/LRWJGqZrL7bH2dPMA

2• Vantagens do homeschooling

     Os pais, e outros responsáveis pela educação das crianças, têm a liberdade de combinar ideias que melhor atendam às necessidades de seus filhos. 
     Porém, como um sistema escolar público e privado, o ensino domiciliar também tem seus prós e contras. Conheça alguns deles:
 
Prós:

2.1 Atenção diferenciada

O professor da escola nem sempre pode ajudar um aluno quando ele precisar. Mas no homeschooling a criança recebe ajuda com o assunto imediatamente.

Se mais de uma criança estiver aprendendo as mesmas lições, a atenção dos pais pode ser um pouco dividida. Mas é melhor do que a pouca atenção que uma criança pode receber em algumas situações na escola.

No ensino individual, o professor sempre tem uma ideia do que o aluno sabe sobre o assunto e o que ele não sabe. Além disso, um(a) pai/mãe que vive em casa também tem a liberdade de insistir em um tópico específico por mais tempo, se a criança precisar de tempo para compreendê-lo.

2.2 Horários flexíveis

Como qualquer instituição, as escolas possuem horários de funcionamento e prazos a serem cumpridos. E muitas vezes as crianças e os pais tem que se adequar à rotina da escola. No ensino domiciliar, as coisas podem ser um pouco mais flexíveis.

Os pais podem formular horários dos estudos de acordo com o aluno, qual parte do dia ele rende mais e os melhores momentos para um intervalo.

2.3 Aprendendo para conhecimento, não para notas

As crianças que frequentam a escola precisam de boas notas para passar para turmas mais avançadas. E muitas vezes o ensino de alguma disciplina pode ser direcionado apenas para provas e testes e o aprendizado pode não ser suficiente para o conhecimento.

A ausência de avaliações com notas no homeschooling encoraja a criança e os pais a se concentrarem na aprendizagem em prol do conhecimento e da sua implementação.

2.4 Controle do currículo

Assim como há flexibilidade nos horários de estudo, o ensino domiciliar também dá a possibilidade de adaptar o currículo educacional.

Quer se trate de estudos religiosos, humanidades ou outros assuntos, os pais tem a liberdade de adicioná-los ao seu currículo. Da mesma forma que o educador pode decidir quanto de um assunto a criança vai aprender e quando vai aprender.

Também há a possibilidade de escolher os próprios estilos de aprendizado ou adaptar o ensino para adequar-se ao estilo de aprendizado dominante da criança.

O currículo, por exemplo, pode ser uma combinação de módulos on-line, leitura de livros e práticas ou resolução de problemas.


3• Desvantagens do homeschooling

https://images.app.goo.gl/5V24trQ8KJdCEwtXA

3.1 Falta de estrutura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho infantil

Variação Linguística

Quarta feira.